quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como trabalhar com Adolescentes e Pré-adolescentes.



Trabalhar com adolescentes é mesmo um desafio! Por isso...
1 - Seja honesto e franco - se você não sabe uma resposta, não enrole, pesquise e responda depois. Incentive a conversa aberta e crie uma relação de confiança com os jovens, assim eles passarão a se sentir à vontade para fazer perguntas e participar.
2 - Respeite as opiniões - eles já querem ser tratados como adultos - mas ajude-os a perceber erros e problemas - adolescentes ainda tem muito de criança dentro de si. Promova o respeito mútuo (com você e entre eles).
3 - Utilize temas atuais e do interesse deles, ou tente atualizar os temas que você vai trabalhar. Mantenha-se atualizado sobre os interesses dos jovens: preste atenção às vitrines de lojas, assista um pouco de TV os programas que eles gostam, converse com professores, psicólogos e profissionais que convivem com eles.
4 - Varie as técnicas na medida do possível; use dinâmicas, vídeos, jogos de computador, brincadeiras, trabalhos manuais - coisas nas quais os jovens possam participar e fazer por eles mesmos. Adolescentes gostam de novidades, de ser surpreendidos, de se movimentar.
5 - Evite palestras ou lições de moral. Leve os jovens a encontrar a "moral" por eles mesmos. Uma técnica interessante é a do tribunal: divida em 2 grupos - acusação e defesa - e você pode ainda ter um 3°. grupo para júri. Proponha um texto bíblico, por exemplo uma atitude controversa de Jesus. Os jovens devem apresentar seus pontos de vista, de acordo com o grupo a que pertencem, podem convocar testemunhas (personagens que outros jovens irão interpretar). É preciso chegar a uma conclusão no final - se nem todos concordam que pelo menos todos entendam o que levou Jesus a agir como agiu. Pesquise em livros de técnicas de dinâmicas de grupo ou peça ajuda a profissionais de RH ou pedagogos para outras técnicas como esta.
6 - Conte histórias, essa é uma atividade que atrai todas as idades - quem não gosta de um pouco e mistério, romance, aventura? A Bíblia tem inúmeras passagens interessantes, divertidas, guerras, paixões, etc...
7 - Crie momentos descontraídos, sem tema ou responsabilidade (um jogo de futebol ou queimado depois da reunião, um piquenique ou passeio, gincanas, etc..) - o ambiente informal ajuda a promover a integração e a amizade entre os juvenis.

8 - No mais, entregue-se nas mãos de Deus, ele te guiará e mantenha a mente aberta para aprender sempre!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...